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Existe uma perceção geral de que “design de logótipo”, Identidade Visual e “MARCA” são a mesma coisa. Às vezes, estes três termos são usados como sinónimos. No entanto, embora estejam intimamente relacionados porque são trabalhados juntos e de forma coesa, são processos muito diferentes.

Vamos ver o que cada um é:

Logótipo:

Um logótipo é um símbolo gráfico facilmente reconhecível que identifica uma empresa, um produto comercial, qualquer entidade pública ou privada. É uma das formas de distinguir uma MARCA num mundo tão competitivo, cheio de elementos gráficos que tentam atrair a nossa atenção todos os dias.

Um logotipo geralmente é uma combinação de tipografias, gráficos / símbolos e cores.

O logótipo é um elemento gráfico que faz parte da identidade visual de uma MARCA.

Identidade visual da Marca

A Identidade visual da marca é composta pelos elementos visíveis de uma MARCA, incluindo cor, design e o logótipo da marca. É a maneira pela qual uma empresa ou negócio se apresenta ao público e distingue o seu negócio na mente dos consumidores. Simplificando: é o que você, clientes e possíveis clientes podem ver.

MARCA

Uma MARCA é a ideia ou imagem que as pessoas têm em mente quando pensam em produtos, serviços e atividades específicos de uma empresa, tanto de maneira prática quanto emocional. Esta combinação de pistas físicas e emocionais é acionada sempre que a marca contacta com o público. Pode ser através do nome da MARCA, logótipo, produtos, identidade visual, equipa, serviços, atendiment, publicidade – entre outros.

American Marketing Association, define MARCA como:

“Uma MARCA é um nome, termo, design, símbolo ou qualquer outro recurso que identifique o produto, ou serviço de um vendedor como diferente dos outros vendedores”.

Os padrões da marca ISO acrescentam que uma marca “é um ativo intangível” que visa criar “imagens e associações distintas nas mentes das partes interessadas, gerando benefícios / valores económicos”.

Porque é que eles se confundem?

Porque andam juntos e, porque são trabalhados de forma sincronizada dentro de uma estratégia que se chama Branding.

Fazendo um exercício:

Pense numa marca que goste, visualize o seu logótipo e identifique as experiências que teve na interação com a MARCA e quais são os sentimentos e experiências que a MARCA lhe proporciona.

O que aconteceu?

Se pensou numa MARCA de luxo, por exemplo, depois de visualizar o logótipo e se estiver familiarizado com a marca, algumas imagens e emoções vêm à mente.

Algumas pessoas podem sentir uma sensação de luxo e elegância, lembrar-se do fundador da marca como um ícone, pensar nos produtos, nos preços, sentir o desejo de comprar, pensar na experiência que teve em loja (simpatia, cuidado, limpeza, olfato, etc.).

A experiência e a perceção serão diferentes para cada um de nós. No entanto, a impressão geral da marca deve ser bastante semelhante para a população em geral, tudo isto é trabalhado dentro da Estratégia da Marca – O Branding.

Ou seja, quando pensou no logótipo, automaticamente pensa na marca e sente as experiências e isso acontece tudo junto, não em separado. Certo?

Em resumo

MARCA

Marca é a resposta emocional do cliente o seu sentimento em resposta à estratégia de Branding;

A MARCA é única – é a soma de tudo o que a empresa tem para oferecer.

IDENTIDADE VISUAL

A Identidade VISUAL são os elementos tangíveis, visuais da Marca, como:

  • Nome da marca
  • Logotipo e Slogan
  • Tipografia
  • Palete de cores
  • Imagens

*Estes elementos estão presentes em todos os pontos de contacto (websites, estacionário, embalagem de produto, etc…)

LOGÓTIPO

O logótipo é um sinal ou ícone que identifica a MARCA da empresa da forma mais simples possível;

Deve transmitir as crenças, emoções e valores da MARCA aos consumidores em apenas um pequeno gráfico;

É um dos elementos mais importante para o reconhecimento da marca;

Deve ter associado ao seu desenvolvimento, o conceito, propósito e valores da MARCA.

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