Existe uma perceção geral de que “design de logótipo”, Identidade Visual e “MARCA” são a mesma coisa. Às vezes, estes três termos são usados como sinónimos. No entanto, embora estejam intimamente relacionados porque são trabalhados juntos e de forma coesa, são processos muito diferentes.
Vamos ver o que cada um é:
Logótipo:
Um logótipo é um símbolo gráfico facilmente reconhecível que identifica uma empresa, um produto comercial, qualquer entidade pública ou privada. É uma das formas de distinguir uma MARCA num mundo tão competitivo, cheio de elementos gráficos que tentam atrair a nossa atenção todos os dias.
Um logotipo geralmente é uma combinação de tipografias, gráficos / símbolos e cores.
O logótipo é um elemento gráfico que faz parte da identidade visual de uma MARCA.
Identidade visual da Marca
A Identidade visual da marca é composta pelos elementos visíveis de uma MARCA, incluindo cor, design e o logótipo da marca. É a maneira pela qual uma empresa ou negócio se apresenta ao público e distingue o seu negócio na mente dos consumidores. Simplificando: é o que você, clientes e possíveis clientes podem ver.
MARCA
Uma MARCA é a ideia ou imagem que as pessoas têm em mente quando pensam em produtos, serviços e atividades específicos de uma empresa, tanto de maneira prática quanto emocional. Esta combinação de pistas físicas e emocionais é acionada sempre que a marca contacta com o público. Pode ser através do nome da MARCA, logótipo, produtos, identidade visual, equipa, serviços, atendiment, publicidade – entre outros.
A American Marketing Association, define MARCA como:
“Uma MARCA é um nome, termo, design, símbolo ou qualquer outro recurso que identifique o produto, ou serviço de um vendedor como diferente dos outros vendedores”.
Os padrões da marca ISO acrescentam que uma marca “é um ativo intangível” que visa criar “imagens e associações distintas nas mentes das partes interessadas, gerando benefícios / valores económicos”.
Porque é que eles se confundem?
Porque andam juntos e, porque são trabalhados de forma sincronizada dentro de uma estratégia que se chama Branding.
Fazendo um exercício:
Pense numa marca que goste, visualize o seu logótipo e identifique as experiências que teve na interação com a MARCA e quais são os sentimentos e experiências que a MARCA lhe proporciona.
O que aconteceu?
Se pensou numa MARCA de luxo, por exemplo, depois de visualizar o logótipo e se estiver familiarizado com a marca, algumas imagens e emoções vêm à mente.
Algumas pessoas podem sentir uma sensação de luxo e elegância, lembrar-se do fundador da marca como um ícone, pensar nos produtos, nos preços, sentir o desejo de comprar, pensar na experiência que teve em loja (simpatia, cuidado, limpeza, olfato, etc.).
A experiência e a perceção serão diferentes para cada um de nós. No entanto, a impressão geral da marca deve ser bastante semelhante para a população em geral, tudo isto é trabalhado dentro da Estratégia da Marca – O Branding.
Ou seja, quando pensou no logótipo, automaticamente pensa na marca e sente as experiências e isso acontece tudo junto, não em separado. Certo?
Em resumo
MARCA
Marca é a resposta emocional do cliente o seu sentimento em resposta à estratégia de Branding;
A MARCA é única – é a soma de tudo o que a empresa tem para oferecer.
IDENTIDADE VISUAL
A Identidade VISUAL são os elementos tangíveis, visuais da Marca, como:
- Nome da marca
- Logotipo e Slogan
- Tipografia
- Palete de cores
- Imagens
*Estes elementos estão presentes em todos os pontos de contacto (websites, estacionário, embalagem de produto, etc…)
LOGÓTIPO
O logótipo é um sinal ou ícone que identifica a MARCA da empresa da forma mais simples possível;
Deve transmitir as crenças, emoções e valores da MARCA aos consumidores em apenas um pequeno gráfico;
É um dos elementos mais importante para o reconhecimento da marca;
Deve ter associado ao seu desenvolvimento, o conceito, propósito e valores da MARCA.
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